APROVEITANDO RESÍDUOS SÓLIDOS – COMO ELES SE TRANSFORMAM?



Com o aumento do número de pessoas morando no Planeta Terra, a necessidade de utilizar energia para ver TV, preparar comida, acender a luz, jogar videogame, aquecer a água do banho, andar de carro e fazer tantas outras atividades aumenta.
Na sua casa muita coisa é jogada fora todos os dias, e esse lixo (Figura 1) pode ser classificado em resíduos sólidos de origem inorgânica, onde estão agrupados entre os materiais plásticos, vidros, metais e papéis; e os resíduos sólidos orgânicos, que são formados por pedacinhos de derivados de coisas vivas, como plantas e animais, o que é chamado de biomassa, e que é usada na natureza para sua manutenção. Quando nós, humanos, comemos uma maçã, por exemplo, e jogamos ela fora, essa fruta passa a ser um resíduo sólido orgânico. Porém, quando esses restos são jogados fora de maneira incorreta, poluindo o meio ambiente, passam a ser um problema (Figura 2). Uma solução é usar essa biomassa, então, para produzir energia! Não é legal?
                                         Figura 1. O que vai da sua casa para o lixo ?

Figura 2. O acúmulo de lixo polui o solo, as águas e deixa o cheiro do ambiente fedido.

A biomassa pode ser transformada em diferentes coisas, uma dela se chama biogás, que é uma mistura de gases que podem ser usados para gerar energia, e que são mais baratos para se fazer do que gerar energia através da água, ventos, ou sol. O lado bom disso tudo, é que o biogás é “do bem”, ele não polui a natureza!
            Para que essa biomassa seja transformada em biogás, algumas técnicas precisam ser feitas. A mais usada para isso se chama digestão anaeróbia (não precisa de oxigênio para acontecer). Aqui, bactérias muito legais “comem” o lixo, e o transformam em biogás, ou em adubo para colocar na terra.  Esse é a maneira mais utilizada para isso, porém existem outras estratégias que possuem nomes complicados, chamados de pirólise e gaseificação, ambos utilizam em seus processos temperatura muito quentes, mas que no final, também produzem biogás com o que ia ser jogado fora.
           
Hoje você aprendeu:
- As principais estratégias para aproveitar os resíduos sólidos
- Resíduos sólidos podem ser transformados em coisas úteis, como combustíveis (Figura 3)
- Transformar biomassa em biocombustível não faz mal à natureza


                                       Figura 3. Vamos relembrar?

Por Mariana Popst, Marina Salles, Thamires Acosta e Samara Rached.

0 comentários:

Postar um comentário